quarta-feira, 12 de maio de 2010

Casamento do ano!




,

Uma americana de 46 anos que levou um tiro do marido em 2004 teve o rosto reconstituído após receber a doação de uma mulher morta. Foi o primeiro caso do tipo nos Estados Unidos.

Connie Culp foi vítima da agressão do marido há cinco anos. Ele acabou sendo condenado a sete anos de prisão.

Nessa terça-feira (5), Connie deu uma entrevista coletiva para falar sobre a cirurgia e a felicidade após ter o rosto deformado que a impossibilitou, inclusive, de se alimentar como gostaria.

“Aqui estou eu, cinco anos depois. Ele fez o que disse que ia fazer”, afirmou ela, sorrindo, se referindo ao cirurgião plástico Risal Djohan. Em janeiro último, ela pôde voltar a comer pizza, frango e hambúrguer após cinco anos.

Foto: AP
Imagem de Connie Culp, sem data, antes de ser agredida pelo marido (Foto: AP)
Sua intenção agora é defender outras pessoas que tiveram o mesmo problema.

“Quando vir alguém com o rosto desfigurado, não julgue essa pessoa, porque você nunca sabe o que aconteceu com ela”, afirmou ela durante uma entrevista coletiva para a imprensa dada na clínica em Cleveland, no estado de Ohio. Ela recebeu alta no último 5 de fevereiro e desde então volta para ser reavaliada.

No total, ela passou por 30 cirurgias até que a equipe médica

No outro caso:O espanhol que se submeteu a um transplante parcial de rosto em janeiro apareceu em público pela primeira vez nesta terça-feira. Ele abraçou o cirurgião e agradeceu a família do doador. O paciente, identificado apenas como Rafael, conversou hoje com a imprensa no hospital de Sevilha, onde foi operado. "Quero agradecer à família do doador e à equipe médica", disse Rafael, ao lado de sua mãe e de sua irmã depois de receber alta.
O hospital afirmou que, por questões de privacidade, não forneceria seu sobrenome nem sua idade. Os médicos substituíram os tecidos inferiores de seu rosto por causa de uma doença congênita que os deformou por causa de tumores benignos. O médico Tomás Gómez Cía, diretor da unidade de cirurgia plástica, disse que o paciente havia pedido para falar com a imprensa por causa do interesse sobre o caso e também porque supôs que sua aparição em público encorajaria a doação para casos como o seu.
Rafael disse que quer que os meios de comunicação respeitem sua privacidade. "Agora, me deixem em paz", disse ele. Ainda que a reabilitação leve meses, Rafael consegue agora distinguir entre o frio e o quente e sentir dor nos lábios. Depois da operação, o paciente se reconheceu no espelho e ficou satisfeito com o que viu, disse Gómez Cia. "Não apenas não se viu como um monstro, como se achou mais jovem", acrescentou.
No mês passado, um hospital de Barcelona realizou o primeiro transplante total de rosto do mundo, o décimo primeiro transplante de rosto registrado. No caso de Sevilha, foi o segundo transplante parcial de rosto da Espanha.
Bom, depois de ficarem com um rostinho novo só faltava juntar os dois pombinhos.É claro que isso não existiu, foi ideia minha mas quem sabe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário